Close

Encontro das Cidades Criativas em Belém terminou neste sábado com visita ao Utinga

O Parque Estadual do Utinga (Peut), em Belém, foi o último local de visitações em que o grupo de turistas que compuseram a comitiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia, estiveram neste sábado, 11.

A biodiversidade do espaço, que passou por reforma, foi apresentada aos visitantes, que conheceram, ainda, o projeto do Centro Global de Gastronomia da Amazônia, que vai promover o conhecimento sobre os sabores e ingredientes da região em um grande complexo reunindo museu, universidade e espaço de experimentação.

Participaram da visitação o governador do Estado, Simão Jatene, o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, e os representantes das 15 Cidades Criativas da Unesco, que participaram durante cinco dias do Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco, em Belém, promovido pela Prefeitura de Belém, em parceria com o governo do Estado.

O vice-prefeito Orlando Reis avaliou a visita como positiva, que oportunizou uma avaliação sobre os dias do evento. “Esse é um momento especial, em que tivemos chefs do mundo todo que conheceram, de fato, o que é a diversidade amazônica. Pudemos acompanhar o grupo até o Parque do Utinga, local onde que será erguido um polo maravilhoso não só para a população do Pará usufruir e se capacitar, mas também vai nos impulsionar para ser referência turística a partir da sua inauguração”.

Para o governador Simão Jatene, o fato de Belém ter sido o local a sediar um dos Encontros Mundiais mostrou a importância da gastronomia como fator cultural e de promoção da economia, por meio do turismo. “Espero que esses dias que os senhores passaram aqui tenham sido produtivos e agradáveis. O convite para conhecer este espaço foi porque ele reúne grande parte da nossa biodiversidade e está localizado no centro urbano de Belém. É uma área de mais de mil hectares que estamos ajudando a preservar”.

O Parque – Com novo projeto arquitetônico e paisagístico, o Parque Estadual do Utinga conta hoje com pórtico de entrada, área de acolhimento, lagos artificiais, estacionamento para 500 carros e pista de quatro quilômetros. Durante a visita, o grupo assistiu a apresentação da diretora do Instituto Paulo Martins, Joana Martins, sobre o Centro Global de Gastronomia da Amazônia, que vai funcionar nas dependências do parque.

O centro vai funcionar como um grande polo destinado a consolidar o saber gastronômico, valorizando o conhecimento e a prática da culinária e transformando Belém em referência internacional do setor.

Após a visita ao Parque do Utinga, o grupo participou de um almoço de lançamento do Festival Fartura, no Hangar. Durante o evento, para encerrar oficialmente o Encontro, o vice-prefeito entregou o certificado de empresa cidadã às empresas parcerias do evento.

O chef de cozinha colombiano Pablo Guzman agradeceu a oportunidade de estar em Belém e conhecer as iguarias da culinária local. “Foi uma grande experiência, em que conhecemos essa diversidade que é da Amazônia. Os sabores daqui são muito importantes para a cozinha internacional. Eu levo muita experiência e aprendizado”, declarou.

Por Karla Pereira

Mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *