Belém leva representantes a vários lugares do mundo em 2017

Desde que Belém ganhou o título de Cidade Criativa da gastronomia, concedido pela Unesco, leva representantes para vários eventos internacionais. Somente em 2017, foram quatro eventos internacionais.

Tailândia – A Diretora Presidente do Instituto Paulo Martins – IPM, Joanna Martins, representou Belém durante evento em Phuket, na Tailândia.

Joanna faz parte do Comitê Gestor da Gastronomia de Belém. O Comitê gere o selo de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO.

Membros da Prefeitura de Belém representam Belém em evento na Turquia

Em 2017, Belém participou do evento de gastronomia promovido pela Turquia.

Na ocasião, a cidade amazônica foi representada pelo então diretor de negócios da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belém – CODEM, Eduardo Klautau, juntamente com o então Coordenador de Comunicação, Igor Fonseca.

Lá, os representantes tiveram a oportunidade de trocar experiências culturais, gastronômicas, enriquecendo assim, a gestão do Comitê de gastronomia do qual faziam parte.

Cidades Criativas da Unesco reúnem-se em Denia, na Espanha

Representantes de Belém, cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, foram à cidade de Denia, na Espanha, para participarem de evento de gastronomia.

Durante o evento, foi promovida mesa redonda, um momento em que só os pontos focais das cidades criativas da Gastronomia se reúnem para discutir e analisarem as ações propostas no documento assinado para Unesco. Todas as cidade apresentaram suas ações, e Belém apresentou o projeto do Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia.

A Chef Angela Sicilia participou do cookingshow, levando a culinária regional amazônica para ser apreciada e degustada naquela cidade, contando com a inesperada e especial participação do Chef Michelin Quiqe da Costa. Como também foi levado e distribuído souvenirs da cultura do Círio de Nazaré.

Parma convida Belém para Festival Gastronômico

A cidade de Parma, na Itália, organiza anualmente o Festival Gastronômico Gola Gola. Para o Festival são convidadas todas as cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO.

Lá a diversidade das diferentes culturas se encontraram, através dos diferentes sabores, incluindo o sabor amazônico.

Em 2018, Belém foi convidada para o Festival e representada pelos Chef’s Fábio Sicília e Angela Sicília, que apresentaram a gastronomia Ítalo-amazônica. Além deles, o chef Nazareno Alves, pela primeira vez, proporcionou à cidade degustar o açaí batido na hora.