A capital paraense participa ativamente de vários eventos das Cidades Criativas da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Belém integra a rede de Cidades Criativas desde que recebeu o título da Unesco, em 2015, a partir de então, vem promovendo e participando de eventos que têm como propósito fomentar a cultura e a gastronomia local.

Somente em 2018, Belém participou de mais de 5 eventos. Dentre eles, alguns internacionais, como o Festival GastroAntep, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de setembro daquele anos, contou com a participação de 41 famosos chefes de cozinha de 40 países.

O 1º Festival Internacional de Gastronomia de Gaziantep, na Turquia, teve como objetivo compartilhar informações sobre a cultura gastronômica e tradições da cidade anfitriã, além de realizar intercâmbio e participar em reuniões da sub-rede de gastronomia.

A representante da Prefeitura de Belém, Cláudia Sadalla, apresentou durante o evento na Turquia, o “Projeto Laços: Belém-Portugal”, que ainda não havia sido divulgado em outros países. “A ideia de levar as informações deste projeto para o encontro foi poder, sobretudo, ressaltar que ele envolveu não somente a cultura, a música, a história, mas também a gastronomia. Isso é algo que a Unesco valoriza muito, quando o evento trata de outras áreas criativas, que vão além da gastronomia”, destacou.

Durante o evento, Belém também foi apresentada por meio do painel “Best Pratics” (melhores práticas), neste caso, com a premiação recebida pelas merendeiras da rede municipal de ensino, assim como o trabalho dos nutricionistas da rede que é desenvolvido por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que envolve não somente os alunos das unidades de ensino, como também as famílias, por meio do projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, ação premiada nacionalmente.

GastroAntep reuniu chefs de várias regiões, como Colômbia, Espanha, China, México, Coréia, Suécia, duas cidades Turcas, assim como Belém, que foi representada pelo chef  Herlandes Andrade, que participou do painel de chefs e abordou sobre cozinha criativa e sustentabilidade, usando os ingredientes da Amazônia.

10ª Folia Gastronômica de Parati – Belém participou também em 2018, do Evento Folia Gastronômica, em Parati, no Estado do Rio de Janeiro.

Representando a cidade amazônica, o então Presidente da CODEM João Cláudio Klautau, participou de Mesa Redonda, com o tema “Os novos caminhos da Gastronomia”, contando com a participação da Ponto Focal de Cristina Mazeda.

No cooking show, o Chef paraense Arturzão levou suas famosas salsichas artesanais, com tempero tipicamente paraense, encantando a todos com sua gastronomia e seu carisma, inclusive cantando trechos de ópera.

Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco – As atividades do Salão da Gastronomia, que aconteceu dentro da 1ª Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa, tiveram a participação no cooking show do chef Eduardo Araújo Souza Leão do Belém do Pará, que fez sucesso entre os convidados. As atividades do Salão da Gastronomia da Feira Internacional de Economia Criativa contaram com a feira de produtos orgânicos e no Salão, o visitante pode encontrar produtos servidos em grandes restaurantes em formato menores, mas com a mesma riqueza de sabor.

Fórum Internacional de Gastronomia em Macau – A cidade de Macau, na China, sediou o encontro das Criativas da Gastronomia, no período de 16 a 19 de janeiro de 2018. Estavam representadas no evento 17 cidades tituladas, sendo elas Belém, Florianópolis, Beijing, Chengdu, Shunde, Popayán, Rasht, Alba, Parma, Tsuruoka, Bergen, Panamá, Jeonju, Dénia, Ostersund, Phuket e Gaziantep.

Durante o eventos, os participanetes tiveram palestras, workshops e debates, tiveram como principal objetivo a troca de experiências, práticas e, sobretudo, projetos que as cidades participantes já desenvolvem e podem servir de modelo para as cidades que entraram na rede recentemente, a exemplo da Cidade do Panamá. Além de definir as prioridades para os próximos dois anos de cooperação.

Festival Gola Gola, Parma – A cidade de Parma, na Itália, organiza anualmente o Festival Gastronômico Gola Gola. Em 2018, o representante de Belém no circuito foi o chef Roberto Hundertmark, que levou o melhor da gastronomia regional amazônica, além da sua simpatia durante o cooking show. O Chef fez sucesso com os seus famosos dadinhos de tapioca.