Uma resolução da Assembleia Geral da ONU reconhece a Gastronomia como uma manifestação das diferentes sociedades associada à diversidade natural e cultural do planeta, na resolução, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU. Definiu-se em 2016 que a partir deste ano, a UNESCO lembrará o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável, sendo recomendado a todas as cidades criativas da gastronomia da rede, que comemorem este dia com atividades que valorizem a sustentabilidade e a economia criativa.

Desta forma Belém que detém o título de Cidade Criativa da Gastronomia, comemora este data tão importante desde que foi criada, com os eventos abaixo:

2016 – Evento Ilhas e Sabores em parceria com o Brasil Sabor, com duração de 3 dias, contendo circuito gastronômico com a participação dos chefs da cidade, chefs nacionais convidados, merendeira premiada, boieiras, tacacazeiras, aulas shows, cooking show, apresentação do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” desenvolvido nas escolas municipais de Belém. Assim como mesa redonda com pauta no Gastroturismo Sustentável, artesanato e diversos shows.

2017 – Evento Ilhas e Sabores em parceria com o Brasil Sabor, com duração de 3 dias, contendo circuito gastronômico com a participação dos chefs da cidade, chefs nacionais convidados, merendeira premiada, boieiras, tacacazeiras, aulas shows, cooking show, apresentação do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” desenvolvido nas escolas municipais de Belém. Assim como mesa redonda com pauta no Gastroturismo Sustentável, artesanato e diversos shows. Neste ano ainda ocorreu à qualificação das merendeiras municipais por um máster chef convidado.

2018 – Neste ano a data foi celebrada com importante Mesa Redonda “Gastronomia e Turismo um Futuro Promissor”, contando com a parceria da Universidade da Amazônia – UNAMA, e chefs e personalidades da área, apresentando cases de sucesso na gastronomia regional e sustentável.

2019 – Evento Ilhas e Sabores em parceria com a Boa Lembrança, com duração de 5 dias, contendo Circuito Gastronômico com a participação dos chefs da cidade, chefs nacionais convidados, merendeira premiada, boieiras, tacacazeiras, aulas shows, cooking show, apresentação da Escola Criativa da Gastronomia Municipal. Mesa redonda com chefs convidados, personalidades locais e a Ponto Focal, sobre o tema: “O Futuro da Gastronomia Sustentável – do Pequeno Produtor à Mesa do Consumidor” Visita dos chefs nacionais a escola da Ilha do Combu para conhecer o Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, assim como, a qualificação de 500 merendeiras municipais pelos chefs convidados. Participação da tapioqueira campeã do circuito da Ilha de Mosqueiro e de dois chefs premiados internacionalmente no livro anual de Boa Lembrança. Jantar harmonizado dos chefs da terra e convidados. Artesanato e diversos shows.

2020 – Data comemorada em virtude da pandemia mundial do COVID-19 através de lives com pauta das Boas Práticas da Gastronomia Sustentável, desenvolvidas nas cidades Criativas da rede, pela Ponto Focal e chef premiada em Parma pela UNESCO.